É muito importante entender o valor que a plataforma Outsystems pode gerar para a sua empresa, uma vez que comumente ouvimos falar de clientes dos mais diversos segmentos que já se beneficiam dos recursos da plataforma líder de mercado. Alguns dos clientes são: Toyota, Chevron, Logitech,  Deloitte,  Ricoh, Schneider Electric que utilizam a plataforma low-code da OutSystems para acelerar as suas iniciativas de transformação digital e diferenciar os seus negócios.

Uma das maiores razões pelas quais as empresas estão migrando para plataformas de desenvolvimento de aplicativos Low Code se deve ao fato de os departamentos de TI terem grandes gargalos para serem resolvidos antes que um novo software seja criado e implementado. É o time-to-market, uma solução planejada tem que chegar nas mãos do cliente final o mais rápido possível para gerar mais valor ao negócio.

Com o desenvolvimento dessa ferramenta, é possível a uma empresa receba um programa ou software rapidamente. Isso tudo sem esperar anos para o desenvolvimento do sistema.

Funciona para o seu mercado?

As plataformas de low-code permitem que empresas dos mais variados setores e tamanhos possam reinventar os seus negócios de maneira produtiva, alcançar maior retorno dos seus investimentos, e direcionar seus funcionários para um conjunto de tarefas menos mecânicas e mais intelectuais. Não se trata de futuro, é o presente, e é mais do que necessário saber que esse é um excelente momento para para incorporar a plataforma de low code da OutSystems em seus projetos de software. 

Vale ressaltar que não existe apenas um mercado específico que pode se beneficiar com esse modelo de desenvolvimento, como a própria OutSystems afirma:

“Qualquer que seja o setor em que você atue, você estará em boa companhia com OutSystems, a plataforma de low code número um para desenvolvimento rápido de aplicativos.” ¹

Milhares de clientes ao redor do mundo usando low-Code, dos mais diversos segmentos: bancos (Santander) e instituições financeiras, seguradoras (Zurich e Liberty Seguros), instituições de educação superior (Grupo Marista), empresas de tecnologia (Dell, HP, Microsoft), empresas de bens de consumo, alimentos e bebidas, empresas de serviços (Deloitte), energia e saúde, logística e transporte, manufatura (Grendene), instituições do terceiro setor, telecomunicações e empresas de viagens. ²

Case de sucesso: Grupo Marista ³

O Grupo Marista usou OutSystems para desenvolver um portal web e um aplicativo móvel para agendamento online de atendimentos que melhorou a satisfação do cliente e alcançou o ROI em oito meses.

“OutSystems fornece ao Grupo Marista recursos tecnológicos que atendem às necessidades e agilidade dos negócios atuais” (Laércio Loureiro, Diretor de TI).

Números que valem à pena ressaltar

  • 75% de redução no tempo de desenvolvimento de soluções
  • ROI (retorno sobre investimento) em 8 meses
  • mais de 500 usuários beneficiados desde o lançamento

Desafio 

O Grupo Marista é uma organização religiosa que atua nas áreas de educação, serviços sociais e saúde no Centro-Sul do Brasil. A organização possui dois hospitais e oferece mais de 450.000 consultas médicas a cada ano. Procurava uma solução que otimizasse o agendamento de consultas médicas, reduzisse custos e proporcionasse melhor acesso aos pacientes.

Solução

O Grupo Marista utilizou a OutSystems para desenvolver um portal web e um aplicativo móvel para agendamento de consultas médicas online. Dois desenvolvedores demoraram dois meses (em vez dos oito meses necessários para o desenvolvimento tradicional) para entregar a solução. O que torna esse time-to-market muito mais rápido. Ainda mais notável é que ele foi entregue tanto para web quanto para dispositivos móveis.

O Grupo Marista possui atualmente uma equipe de 10 desenvolvedores que usam OutSystems para entregar 10 projetos e melhorar as experiências digitais do cliente, entregando aplicativos móveis ou aplicativos web e portais. A adoção do OutSystems pelo Grupo Marista mudou a mentalidade de desenvolvimento de software e como os processos de entrega, como gerenciamento de mudanças e gerenciamento de versões, eram executados. Ele também estreitou relacionamentos entre as áreas de negócios, acelerou a entrega e ofereceu a capacidade de ter várias abordagens para cada solução.

Resultados

A nova solução oferece diferenciação no atendimento ao cliente, com um novo canal fácil de usar e que se beneficia da integração com os sistemas ERP. Esse era o objetivo estratégico de negócios do Grupo Marista. A nova solução conquistou mais de 500 usuários desde o seu lançamento e alcançou ROI em oito meses, medido pelo aumento no volume de consultas agendadas, a redução nos cancelamentos de consultas tardias e a melhoria da satisfação do cliente.

Em que a plataforma OutSystems pode te ajudar?

Ela oferece um conjunto abrangente de modelos de metadados para configurar camadas de aplicações, incluindo até processos de negócios típicos das organizações, fluxos de integração com outros sistemas, interfaces (UI), lógica de negócio, modelos de dados, Web Services e API. Ou seja, é uma plataforma completa com tudo o que você precisa para desenvolver uma aplicação customizada às suas necessidades sem gastar tempo reinventando a roda, é arrastar e soltar, configurar, parametrizar e implantar. 

Cada aspecto da plataforma OutSystems é projetado para ajudar os desenvolvedores a entregar aplicativos de forma rápida e eficiente. Um ambiente de desenvolvimento visual, automação poderosa e assistência de IA permitem que as equipes acelerem as fases críticas do ciclo de gerenciamento das aplicações (Application Lifecycle Management) para que os aplicativos sejam entregues em poucas semanas.

Isso é agilidade e praticidade. Ganhe tempo no desenvolvimento de softwares e tenha seus projetos finalizados em menos tempo.

A Spark Systems é especialista em desenvolvimento low code e realiza o projeto que seu negócio precisa, com foco em entrega rápida e excelência no produto final. Nossa equipe possui especialistas nas diversas áreas de software e design, que criam sistemas modernos com tecnologias de mercado.

Recursos que agregam valor ao negócio

O low code minimiza a codificação por meio do uso de modelos pré-definidos, técnicas de design gráfico e ferramentas de arrastar e soltar para criar um software.

Interfaces de arrastar e soltar: um dos maiores benefícios da plataforma de desenvolvimento da OutSystems é possuir uma interface de usuário fácil e intuitiva, na qual os módulos podem ser arrastados e soltos conforme necessário para criar um software. Isso significa que é preciso usar muito pouco de codificação para fazer os módulos funcionarem.

Modelagem Visual: é a capacidade de representar visualmente processos e modelos em código antes de finalizar a implementação. Com um modelo visual para guiar o desenvolvedor, a criação de softwares por meio dessa ferramenta é um processo fácil. Até mesmo para pessoas que não estão familiarizadas com o código rígido conseguem criar sistemas.

Segurança e escalabilidade: embora um novo aplicativo possa apresentar alguns problemas de escalonamento e segurança, uma plataforma Low Code facilita a criação de um software corporativo seguro e escalável.

Spark Systems, especialista em desenvolvimento low-code

A Sparks é uma das parceiras selecionadas da OutSystems no Brasil. Segundo o Gartner em 2019 a plataforma OutSystems está posicionada como a melhor em termos de capacidade de execução. 

“Vemos os nossos parceiros como uma extensão natural da equipe OutSystems, e sabemos que os nossos clientes confiam neles tanto na estratégia como na execução”, diz Peter Dunlap, vice-presidente de canais e alianças da OutSystems. “Estamos construindo relações altamente gratificantes com os nossos parceiros, ajudando-os a expandir os seus negócios através da criação de valor diferenciado”.

Se você quer acelerar suas iniciativas de transformação digital e diferenciar seus negócios fale com a Sparks pelo e-mail contato@sparksystems.com.br

Referências:

  1. https://www.outsystems.com/industries/
  2. https://www.outsystems.com/case-studies/
  3. https://www.outsystems.com/case-studies/grupo-marista-healthcare-customer-service/
Tags // Categories Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *